Friday, April 30, 2010

[É duro mas faz parte.]


Esse texto representa nesse momento para mim praticamente uma 'oração'. Preciso encerrar um ciclo e estou lutando contra esse 'fechamento'. Desligar-se de um amor que deixou raízes dói. Ainda mais no momento pós-parto. Mas... é necessário.



************************************************************

Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final.

Se insistirmos em permanecer nela mais que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido de outras etapas que precisamos viver.


Encerrando ciclos. Fechando portas. Terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos de vida que já se acabaram. Foi despedida do trabalho? Terminou uma relação? Saiu da casa dos pais? Partiu para viver em outro país? Uma amizade longa terminou?


Você pode passar muito tempo se perguntando porque isso aconteceu. Mas essa atitude será um desgaste para você e para quem está no mesmo problema. Todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, terminando um ciclo. E sofrerão por você estar parado. Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco. O que passou não voltará e não tem a menor intenção de acontecer novamente. Ou pelo menos da mesma forma que aconteceu.


As coisas passam. E o melhor que fazemos é deixá-las irem realmente. Por isso, por mais doloroso que seja é importante destruir lembranças, mudar de casa, doar coisas para orfanatos ou pessoas mais pobres, desfazer-se das memórias. Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se. Porque às vezes ganhamos. Às vezes perdemos.


Não espere que lhe devolvam algo, que reconheçam algumas coisas que você fez de coração ou que entendam seu amor. Não há nada mais perigoso que amores desfeitos em permanente pensamento. Pois, para iniciar um novo capítulo é preciso em definitivo fechar o ciclo anterior.


Pode parecer óbvio, pode ser difícil. Mas é muito importante. Encerrar ciclos. Não por causa do orgulho, incapacidade, soberba mas, simplesmente porque aquilo não mais se encaixa em sua vida. Feche a porta. Mude o disco, sacuda a poeira. Vire a página. Deixe de ser quem era e transforme-se em quem é. E lembre-se: 'Tudo que chega, chega sempre por alguma razão.' Fernando pessoa.


*****************************************************************


Música para ouvir: Home - Michael Bublé.

*********************************************

1 comment:

Anonymous said...

que texto maravilhoso.
Fernando Pessoa é muito bom.
;D