Monday, February 26, 2007

Protection






Sinto que tenho precisado de proteção. Todos nós precisamos. E nada melhor que proteger o coração e a alma das coisas e pessoas que não nos fazem bem com uma oração.


Saúde, Paz e Felicidade.


********************************************************




"Como estiveres, Deus te guarde.Como penses, Deus te use.Onde te encontres, Deus te ilumine.Com quem estejas, Deus te guie.No que fizeres, Deus te ampare.Em todos os teus passos, Deus te abençoe."




[Psicografia de Francisco Cândido Xavier]

**********************************************




Música para ouvir: Fake Tales in San Francisco - Artic Monkeys.

**************************************

Monday, February 19, 2007

Carnaval Aê!

Um pouco de história aê...

Todo mundo pensa que o Carnaval é uma festa típica do Brasil. Mas toda essa farra existe desde a Antiguidade e vem de muito longe.
O Carnaval originário tem início nos cultos agrários da Grécia, de 605 a 527 a.C. Com o surgimento da agricultura, os homens passaram a comemorar a fertilidade e produtividade do solo.
O Carnaval Pagão começa quando Pisistráto oficializa o culto a Dioniso na Grécia, no século VII a.C. e, termina, quando a Igreja Católica adota a festa em 590 d.C.
O primeiro foco de concentração carnavalesca se localizava no Egito. A festa era nada mais que dança e cantoria em volta de fogueiras. Os foliões usavam máscaras e disfarces simbolizando a inexistência de classes sociais.
Depois, a tradição se espalhou por Grécia e Roma, entre o século VII a.C. e VI d.C. A separação da sociedade em classes fazia com que houvesse a necessidade de válvulas de escape. É nessa época que sexo e bebidas se fazem presentes na festa.
Em seguida, o Carnaval chega em Veneza para, então, se espalhar pelo mundo. Diz-se que foi lá que a festa tomou as características atuais: máscaras, fantasias, carros alegóricos, desfiles...
O Carnaval Cristão passa a existir quando a Igreja Católica oficializa a festa, em 590 d.C. Antes, a instituição condenava a festa por seu caráter “pecaminoso”. No entanto, as autoridades eclesiásticas da época se viram num beco sem saída. Não era mais possível proibir o Carnaval. Foi então que houve a imposição de cerimônias oficiais sérias para conter a libertinagem. Mas esse tipo de festa batia de frente com a principal característica do Carnaval: o riso, a brincadeira...
É só em 1545, no Concílio de Trento, que o Carnaval é reconhecido como uma manifestação popular de rua. Em 1582, o Papa Gregório XIII transforma o Calendário Juliano em Gregoriano e estabelece as datas do Carnaval. O motivo da mobilidade da data é não coincidir com a Páscoa Católica, que não pode ter data fixa para não coincidir com a Páscoa dos judeus.
O cálculo é um pouco complexo. Determina-se o equinócio da primavera, que ocorre entra os dias 21 e 22 de março no hemisfério norte. Observando a lua nova que antecede o equinócio, o primeiro domingo após o 14º dia de lua nova é o domingo de Páscoa. Como o primeiro dia da lua nova, antes de 21 de março, é entre 08 de março e 05 de abril, a Páscoa só pode ser entre 22 de março e 25 de abril. O domingo de carnaval é sempre no 7º domingo que antecede ao domingo de Páscoa.
O Carnaval brasileiro surge em 1723, com a chegada de portugueses das Ilhas da Madeira, Açores e Cabo Verde. A principal diversão dos foliões era jogar água nos outros. O primeiro registro de baile é de 1840.
Em 1855 surgiram os primeiros grandes clubes carnavalescos, precursores das atuais escolas de samba. No início século XX, já havia diversos cordões e blocos, que desfilavam pela cidade durante o Carnaval. A primeira escola de samba foi fundada em 1928 no bairro do Estácio e se chamava Deixa Falar. A partir de então, outras foram surgindo até chegarmos à grande festa que vemos hoje.

Por Tatiana Xerez
******************************************************

Música para ouvir: Baby I´m back - Akon
*******************************************

Friday, February 16, 2007

Home sweet Home


Lar, um lugar para voltar.

Você já se deu conta da importância do seu lar? Não me refiro ao valor financeiro da sua casa, mas da importância do aconchego do lar. Na correria do nosso dia-a-dia, muitos de nós não pensamos no que significa ter um lar para voltar ao final de um dia de trabalho intenso e cansativo. O lar é um elemento indispensável como base para uma carreira de sucesso. Não importa o tamanho da construção nem o material de que é feito, mas importa que seja um verdadeiro ninho de amor, afeto e amizade. Pode ser uma mansão ou uma tapera... Um bangalô, ou um barraco singelo... Pode faltar o pão, mas não deve faltar o abraço de ternura de uma mãe dedicada...

Pode faltar uma cama confortável, mas não deve faltar os braços fortes de um pai que ampara e orienta... Pode faltar o luxo, mas não deve faltar o toque delicado de uma mãe caprichosa. Pode faltar muita coisa, mas não pode faltar o diálogo amigo que estreita os laços e se faz ponte de entendimento em todas as situações. A casa pode ser frágil e não oferecer resistência contra a chuva fria, mas o lar deve ser bastante resistente para suportar as investidas do inimigo; mas não oferecer resistência às mãos de DEUS... A construção pode balançar com os açoites dos ventos impiedosos, mas o lar deve se manter firme mesmo diante das investidas mais ásperas da indignidade e da desonra. Se você nunca havia pensado nisso, pense agora. À noitinha, enquanto o sol se despede do dia e o manto escuro da noite se estende sobre a cidade, e você, vencido pelo cansaço, avistar seu lar de portas abertas e um familiar de braços abertos para dizer "Olá! Como foi seu dia?", você perceberá como é importante poder voltar para casa. Com chuva ou com sol, lá está o nosso lar para nos acolher e nos dar abrigo.

Por essa razão, valorizemos esse refúgio seguro no qual passamos a maior parte de nossas vidas, valorizando também aqueles que compartilham conosco desse pequeno oásis e fazendo com que ele possa ser um verdadeiro porto seguro, assim como DEUS o é para nós.

*******************************************************


Para um texto lindo e intenso, poucas palavras. Muito sentimento.

********************************************


Música para ouvir: N Dey Say - Kelly

*****************************

Sunday, February 11, 2007

Fev.10

AMOR E SEU TEMPO
Amor é privilégio de maduros estendidos na mais estreita cama,que se torna a mais larga e mais relvosa,roçando, em cada poro, o céu do corpo.
É isto, amor: o ganho não previsto,o prêmio subterrâneo e coruscante,leitura de relâmpago cifrado,que, decifrado, nada mais existe valendo a pena e o preço terrestre,salvo o minuto de ouro no relógio minúsculo, vibrando no crepúsculo.
Amor é o que se aprende no limite,depois de se arquivar toda a ciência herdada, ouvida. Amor começa tarde.
[Drummond]
********************************************************************
Porque sempre é tempo de amar... sempre é tempo de Drummond. Quase Carnaval. Quase segunda. Quase noite. Tudo é tempo e tempo é tudo.
***************************************************
Música para ouvir: I need a girlfriend- B2K
******************************

Sunday, February 04, 2007

BACK TO SCHOOL


Recomeço das aulas. Novos alunos, idéias e rumo. Adoro dividir com eles um pouco do que sei. E aprender com o mundo deles também... Que seja um ano proveitoso!


"Pensar do contra sempre foi a maneira mais fácil de pensar."

[Jacques Busset]

*********************************************


Música para ouvir: Seja até o fim - Moptop

***********************************