Monday, September 22, 2008

[Texto adaptado]


Tudo que sempre precisei saber, aprendi no jardim de infância.

A maior parte das coisas que eu realmente precisava saber sobre como viver, o que fazer e como ser alguém na vida, aprendi no jardim de infância. A sabedoria não estava no fim do terceiro ano da escola, mas na caixa de areia do jardim.
Eis as coisas que aprendi: Divida tudo. Jogue honestamente. Não machuque as pessoas. Coloque as coisas de volta onde as encontrou. Limpe sua própria bagunça. Não se pegue coisas que não são suas. Peça desculpas quando machucar alguém. Lave suas mãos antes de comer. Imagine. Biscoitos quentinhos e leite frio são bons para você. Tenha uma vida balanceada. Aprenda um pouco, pense um pouco, desenhe e pinte e cante e dance um pouco e trabalhe e jogue todos os dias um pouco. Quando você for para o mundo lá fora, tenha cuidado com o tráfego, segure em outras mãos e deixe-as firme juntas. Tenha cuidado com as maravilhas. Lembre-se das pequenas sementes no copo de plástico. As raízes iram para baixo e a planta crescerá e ninguém sabe ao certo como ou porquê, mas, todos somos desse mesmo jeito.
Peixes dourados, hamsters, ratos brancos e até mesmo a pequena semente no copo de plástico são brancos. Todos eles morrerão. Nós também. E lembre-se do livro sobre o pequeno príncipe e a primeira palavra que você aprendeu na vida, a maior de todas as palavras: OLHE. Tudo que você precisa saber está aí em algum lugar. As palavras mágicas (com licença, por favor e obrigado) e o amor são sanidade básicas. A ecologia e a política são formas de sanidade, cabe a cada um escolher seu rumo.
Pense quão melhor seria para todo o mundo se o mundo inteiro tivesse biscoitos e leite e um tempo para parar e pensar na vida e se em nossa nação tivéssemos uma política básica assim como em outras nações que nos ajudasse a colocar as coisas nos lugares que as encontramos e a limpar nossa própria bagunça. E ainda é verdade, não importa qual sua idade, quando você for para o mundo lá fora é melhor segurar nas mãos de alguém e deixá-las firmes e juntas.

[Autor desconhecido]
*************************************************************************************

Tenho trabalhado esse texto em sala de aula com meus alunos. Mas é um texto para a vida. Alguns princípios que perdemos no meio do caminho, mas a cada dia que nasce temos a oportunidade de reencontrar...

Música para ouvir: Never Know - Jack Jhonson
************************************************************

1 comment:

Anonymous said...

Também aprendí a gostar de você. Quanto aos princípios que perdemos no meio do caminho, daqui-alí eles nos resgatam e convidam a gente pra se retomar. Legal!
Heard you'v been in the sky with diamonds.
Nice one!!! Huge Hugs.