Sunday, November 09, 2008

[livro a lição final]

Um livro bem interessante. Eu não sei se é porque estou nesse momento Mãe solteira, de volta a casa da minha mãe, poucas pessoas no coração (o que é essencial) muita coisa para estudar, aprender, ensinar... mas, estava inquieta, sem conseguir dormir enquanto não escrevesse essas linhas. Só lembrei de Clarice Lispector hoje e toda a inquietação dela para escrever.

################################################

Carol e Vanessa,

A mensagem vai para vocês porque foram as duas que me presentearam com o livro. Mas na verdade, essa mensagem serve também para alguns outros alunos, poucos amigos verdadeiros que tenho, pessoas que gosto e que gostam de mim, pessoas que gosto e não gostam de mim, pessoas que gosto enfim.

Encontrei no livro – A LIÇÃO FINAL – em muitas palavras um pouco da professora que sou. Algumas palavras grifadas foram feitas assim com intuito de ainda buscar algumas outras melhoras em minha didática, vida pessoal e ambições diversas. Talvez a frase que mais me chamou atenção foi essa: ‘Saiam pelo mundo e façam pelos outros o que alguém fez por vocês.’ Importante fazer pelas pessoas que amamos ou que temos algum tipo de sentimento bom coisas boas. Importante cultivar boas palavras, momentos, sorrir de verdade, chorar de verdade, ser verdadeiro. Mas outras também me chamaram a atenção como: ‘estou vivendo e morrendo’ – no caso dele, sofria de um câncer. Mas de certa forma todos nós sofremos de um ‘câncer’ todos vamos morrer... só não sabemos quando e como. Só que somos suficientemente não tão inteligentes para acharmos que amanhã sempre teremos uma nova chance e por isso muitas vezes esquecemos um pouco da bondade, do afeto pelos outros. Outra: ‘São interessantes os segredos que a gente decide levar até o fim da vida.’ Até porque o segredo que ele cita no livro é o fato de não ter sido aceito para ensinar na Universidade na primeira seleção. Ou seja, ele escondeu um ‘fracasso’ que aconteceu na vida dele entre tantos outros que devem ter ocorrido, mas que como qualquer um é difícil falar dos nossos fracassos, dos erros cometidos querendo ou não. ‘O tempo é tudo que possuímos.’ Tanta gente acha que possui vários bens materiais, pessoas importantes, seguidores, ‘babões’ por um motivo qualquer, mas esquecem do tempo. Das pausas. Das pessoas que entram e saem de nossas vidas e algumas deixam grandes lições outras deixam pequenas lições, mas sempre deixam lições... muitas delas se perdem no ‘tempo’ outras permanecem. Enfim, foi uma leitura bem gratificante. Obrigada pelo carinho.

Cultivem a amizade. Os bons sentimentos. A tenacidade de seus corações sem perder o foco do que desejam e como chegarão lá. Não esqueçam que com o ‘tempo’ tudo muda, flui para algo mais intenso ou a quase nada. Viver é um bem precioso. E os laços invisíveis de sentimento permanecem. Sempre.

#######################################################

Música para ouvir: Capri - Colbie Calliat

6 comments:

Isabela Bentes said...

‘Saiam pelo mundo e façam pelos outros o que alguém fez por vocês.’ ( depois que li isso percebi que tão egoísta sou eu).

do câncer que todos nós sofremos de um, que vamos morrer. por favor, mande pro email da mamãe isso, ela desde que descobriu meu cigarro morre um pouquinho mais do que eu até. =(

saudades eternas.

Anonymous said...

‘Saiam pelo mundo e façam pelos outros o que alguém fez por vocês.’ ( depois que li isso percebi que tão egoísta sou eu).



Frase que realmente define como deveriamos ser, mas infelizmente o ser humano é realmente incapaz de acreditar no melhor do outro.

Anonymous said...

"...somos suficientemente não tão inteligentes para acharmos que amanhã sempre teremos uma nova chance e por isso muitas vezes esquecemos um pouco da bondade, do afeto pelos outros."

mateuspalhano1c said...
This comment has been removed by the author.
mateuspalhano1c said...

Modificando a frase " O tempo é tudo que possuímos, aproveite."



Qual o seu e-mail professora? Beijos. Do seu péssimo aluno, Mateus Palhano.


mateus_palhano@yahoo.com.br

Anonymous said...

as lições ficam por aí .. por aqui, e a cada tempo que passa, elas vão se tornando mais fortes e maiores. desde o princípio a 'bondade', essa sim foi a mais valiosa de todas, presente em todos os momentos que têm sua presença

{...}